Colégio Marista São José

(Cineplaneta)

O Colégio Marista São José é um centro educativo Católico que a Igreja oferece à sociedade, por meio do Instituto dos Irmãos Maristas, para promover a formação integral de seus educandos. O Colégio Marista insere-se na pastoral eclesial e no Sistema Educacional Nacional.

Em 1902, o então Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Joaquim Arcoverde, o primeiro cardeal do Brasil, determinou que o Seminário Diocesano São José, no bairro do Rio Comprido, passasse a ser administrado pelos Maristas, iniciando uma referência na educação brasileira. As famílias brasileiras, como acontecia no momento com as famílias francesas, estavam contentes com o ensino dos Irmão Maristas.

Em 1928, na Rua Barão de Mesquita, surgiu o Colégio Externato São José. Um novo prédio do Colégio Marista São José foi construído, em 1932, também na Tijuca, na Rua Conde de Bonfim, nº 1067, para receber os estudantes internos. Com o tempo, os dois Colégios passaram a receber estudantes nos turnos da manhã e da tarde, e também deixaram de ser exclusivos para meninos. Em 1997 o prédio da Barão de Mesquita foi desativado.

Os edifícios dos Colégios tanto da Barão de Mesquita quanto da Conde de Bonfim foram tombados pelo Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro em 1999.

Em novembro de 2014, o Colégio Marista São José – Barão de Mesquita foi reinaugurado como unidade exclusiva de Ensino Médio em Tempo Integral. As primeiras turmas iniciaram-se em 2015.

In this article

Join the Conversation

1 comment

  1. Giliard G. Do Nascimento Responder

    A Capela do.colegio foi construída na mesma época?