Rua Professor Gabizo

(Foto: maps.google.com)

João Pizarro Gabizo, nascido no Rio de Janeiro em 20 de outubro de 1845, foi médico e professor.

(Foto: Academia Nacional de Medicina)

Formado em Humanidades pelo Mosteiro de São Bento, cursou e graduou-se em Medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1867.

Gabizo cursava o 5º ano da faculdade quando, em 1864, seguiu como 2º cirurgião da Armada para a Guerra do Paraguai. Pela honra e bravura com que lidou perante às adversidades no conflito, foi condecorado pelo Governo Imperial, ao regressar ao Brasil, com a Imperial Ordem da Rosa.

Permaneceu no Rio por aproximadamente dez anos até embarcar, em 1880, para uma temporada de estudos em Viena, Áustria. Estudou dermato-sifilografia e laringologia por dois anos, tendo como professor Adam Politzer, um dos maiores nomes da história da otorrinolaringologia. Porém dedicou-se com mais afinco à dermato-sifilografia, tornando-se, mais tarde, autoridade incontestável no assunto.

Após a Reforma Sabóia em 1884 (adoção de um novo modelo de ensino para as escolas médicas, inspirada na experiência alemã de ensino), Gabizo foi nomeado o primeiro professor da cadeira de Clínica de Moléstias Cutâneas e Sifilíticas. Foi, também, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina, nomeado por Marechal Floriano Peixoto (já no período da República Velha).

Foi indicado em 1890 para presidir o Comitê Brasileiro da Societé Internationale de Phophylaxie Sanitaire et Morale (Sociedade Francesa de Profilaxia Sanitária e Moral).

Em 1896, Gabizofoi convidado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária a assumir o cargo de Diretor Clínico do Hospital dos Lázaros, mantendo-se nesta atividade até a data de seu falecimento.

Foi eleito, em sessão do dia 3 de novembro de 1903, Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina.

Faleceu no Rio de Janeiro, a 16 de maio de 1904.

In this article

Join the Conversation

1 comment

  1. Bruno Responder

    Sou trineto dele!