Rua Pareto

maps.google.com

João Victorio Pareto Junior nasceu na cidade de Macaé-RJ em 1880 (data imprecisa). Foi um notório empresário, jornalista e advogado muito bem conceituado.

João Victorio Pareto Junior, em foto no Jornal O Imparcial, por ocasião de seu falecimento (Biblioteca Nacional Digital)

Chega ainda jovem à cidade do Rio de Janeiro. Muito estudioso e curioso, entra para a Faculdade Livre de Direito Rio de Janeiro (atual Faculdade de Direito da UFRJ), onde conclui o bacharelado.

Foi presidente o jornal A Gazeta dos Tribunaes. Publicada três vezes por semana, a Gazeta direcionava-se a um público certo entre os bacharéis financeiramente estáveis, capazes de sustentar os custos de produção do periódico. Vale salientar que, em Lisboa, publicava-se um periódico homônimo, ambos inspirados na Gazette des Tribunaux, publicação iniciada em Paris no ano de 1786.

João Pareto foi, ainda, provedor da Santa Casa de Misericórdia, função essa de muito prestígio e apenas concedida a ilustres senhores da sociedade.

Em 1911, João Victorio Pareto Junior abriu algumas ruas em suas terras, dentre elas a Rua Santa Sofia, onde concede o nome em homenagem à sua avó, Sophia Augusta de Vasconcellos Caldas. Além disso, o Dr. Pareto homenageou sua esposa, Dona Hilda (Hilda do Valle de Carvalho), com a praça de mesmo nome, o largo existente na esquina entre as ruas Santa Sofia e Pareto.

Pareto veio a falecer no Rio de Janeiro em 31 de julho de 1937.

In this article

Join the Conversation