Rua José Higino

Foto: skyscrapercity.com

José Higino Duarte Pereira, nascido no Recife-PE a 22 de janeiro de 1847, foi um notório político, advogado, pesquisador e tradutor brasileiro.

Foto: Domínio público

Como político, começa sua carreira em 1870, sendo eleito deputado à então Assembleia Provincial, o equivalente, hoje, ao cargo de deputado estadual. Ferrenho defensor da criação da República, elegeu-se membro constituinte da elaboração e futura promulgação da Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (a segunda da história, a primeira do período republicano), que deu-se a 24 de fevereiro de 1891. Teve, inclusive, seu nome citado e lembrado para a primeira presidência na eleição realizada pelo Congresso Constituinte.

Ainda na política, foi, durante o ano de 1892, ministro interino da Justiça e dos Negócios Interiores, no governo Floriano Peixoto. Integrou, também, o Supremo Tribunal Federal até 1897.

Em sua atuação como historiador e escritor, dedicou-se à ocupação holandesa no Brasil, sobretudo no Nordeste, tendo montado um grande acervo sobre João Maurício de Nassau.

Já como tradutor, teve grande destaque na tradução para o português do Tratado de Direito Penal, de Franz von Liszt,tendo escrito um famoso prefácio que até hoje é tema de estudos.

Apesar de ser contra a monarquia, foi condecorado com a Imperial Ordem da Rosa (ordem honorífica criada em 1829 pelo então Imperador D. Pedro I).

Faleceu na Cidade do México em 10 de dezembro de 1901 quando representava o Brasil em um congresso naquele país. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista, em Botafogo.

In this article

Join the Conversation