Rua Haddock Lobo

(maps.google.com)

Roberto Jorge Haddock Lobo nasceu em Cascais, Portugal, em 19 de Fevereiro de 1817. Foi médico e político. Emigrou para o Brasil e ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1834.

Angelo Agostini (1870)

Mesmo sendo comerciante, dedicou-se ao estudo da Medicina, problemas sociais e de administração. Foi delegado da Inspetoria da Instrução Pública, Juiz de Paz, membro da Academia Imperial de Medicina e da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional.

É bastante conhecido por ter realizado a primeira anestesia no Brasil, ainda experimental, em 20 de Maio de 1847, em um estudante da própria Faculdade de Medicina.

Em 1849 promove o recenseamento do então Município Neutro (atual município do Rio de Janeiro – a cidade, após a independência do Brasil, continuou sendo administrada pela coroa portuguesa, à distância, até a proclamação da República no país).

Vereador eleito, chegou à presidência da Câmara. Promoveu boas melhorias na cidade, onde podemos destacar a introdução do calçamento de paralelepípedos. Por essa e outras iniciativas, foi condecorado com a Ordem de Cristo e a Ordem da Rosa.

Em 1864, publicou o “Tombo das Terras Municipais”, que é considerada a base do Patrimônio Municipal.

Foi redator dos Anais Brasilienses de Medicina e colaborador do Arquivo Médico Brasileiro, onde divulgou os avanços da medicina da sua época.

Faleceu no Rio de Janeiro em 30 de dezembro de 1869.

In this article

Join the Conversation