Praça Carlos Paolera

maps.google.com

Carlos María Della Paolera (⭐ 7 de setembro de 1890, Buenos Aires, Argentina – ✝️ 15 de setembro de 1960, Buenos Aires, Argentina) foi um engenheiro urbanista argentino, muito respeitado por seus avançados planos de modernização da capital portenha.

vitruvius

Carlos Paolera formou-se no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris, terminando o curso em 1928. Por lá, participou ativamente da elaboração do Plano Regulador da Cidade de Paris.

No retorno para seu país, Paolera depara-se com o golpe militar de 1930 na Argentina, que acaba por suspender qualquer discussão acerca do Plano Regulador da Municipalidade de Buenos Aires, há pouco iniciado. Cria-se, então, após entendimento entre as partes envolvidas no projeto, o Escritório do Plano de Urbanização, tendo Paolera como diretor.

Inspirado por suas experiências em terras francesas, Carlos Paolera revisita um antigo projeto, de 1895, que previa uma já larga (33 metros no original) avenida no centro da cidade de Buenos Aires. Em dois estudos, de 1933 e 1937, Paolera sugere a criação de uma “avenida parque” sem edificações, com muita presença de verde, uma espécie de pulmão urbano, ostentando seus 100 metros de largura, avenida esta que abrigaria prédios do Governo e marcos monumentais. Nascia, assim, a mais importante das vias da capital argentina: a Avenida 9 de Julio.

Paolera fundou, também, a primeira Cátedra Nacional de Urbanismo e a Pós Graduação na área, na Universidade de Buenos Aires.

“Nessas colmeias humanas, que são as grandes cidades modernas, quebrou-se o equilíbrio entre a obra artificial e os elementos da vida que generosamente nos dá a Mãe Natureza. Seguindo os mais variados rumos em sua pesquisa, os urbanistas de todo o mundo chegaram à conclusão de que é necessário recuperar o ar, o sol e a vegetação nas cidades modernas. As teorias e realizações urbanísticas mais opostas concordam com o objetivo final, que é garantir a união íntima da cidade com a terra habitada, dando ampla abertura para a natureza entre as massas inertes da construção urbana”.

A declaração de Paolera, acima, foi proferida em 09 de novembro de 1949. Por conta disso, é celebrado nesta data o Dia Mundial do Urbanismo.

In this article

Join the Conversation