Noel Rosa

Arquivo A Província

Noel de Medeiros Rosa (Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 1937) foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil

Julius

Estátua do Poeta da Vila na entrada do Boulevard 28 de Setembro

Noel Rosa nasceu de um parto muito difícil e complicado. Além disso, nasceu com hipoplasia (desenvolvimento limitado) da mandíbula, o que lhe marcou as feições por toda a vida e destacou sua fisionomia bastante particular. Nasceu na Rua Teodoro da Silva, 130, em uma família de classe média.

Aprendeu a tocar bandolim de ouvido e tomou gosto pela música ainda na adolescência. Passou ao violão e logo se tornou conhecido na boemia carioca. Entrou para a Faculdade de Medicina, em 1931, mas trocou os estudos pela noite e o samba. Noel foi integrante de vários grupos musicais, entre eles o Bando de Tangarás, ao lado de João de Barro (o Braguinha), Almirante, Alvinho e Henrique Brito.

O sucesso chegou em 1930 com “Com que roupa?”, um samba bem-humorado que ainda hoje é um clássico brasileiro. A música foi inspirada numa situação real: Noel ia sair com os amigos, a mãe não deixou e escondeu suas roupas, ele, com pressa perguntou: “Com que roupa eu vou?”

Noel também foi um dos protagonistas de uma curiosa e amistosa polêmica, calcada na composição de canções para seu rival Wilson Batista. Os compositores atacavam-se mutuamente em sambas agressivos e bem-humorados, que renderam bons frutos para a música brasileira, incluindo clássicos de Noel como Feitiço da Vila e Palpite Infeliz.

Em depressão por alguns meses pela separação de Ceci (sua segunda esposa), e entregue aos encantos da vida boêmia, Noel Rosa contraiu uma tuberculose. Durante seu tratamento, foi fundamental para a piora da doença o fato de Noel recusar-se a parar de beber e fumar. Faleceu repentinamente em sua casa, em Vila Isabel, em 4 de maio de 1937, aos 26 anos.

In this article

Join the Conversation