Prefeitura anuncia o retorno gradual das aulas em escolas particulares

Nesta última terça-feira (21/07), a prefeitura do Rio anunciou o retorno facultativo das aulas nas escolas particulares da cidade do Rio.

A partir de 03 de agosto, poderão retornar às aulas alunos do 4º, 5º, 8º e 9º ano do ensino fundamental. Segundo a prefeitura, o motivo da volta às aulas começar com alunos desses quatro anos é por serem turmas de transição. O retorno será facultativo a alunos e pais que desejarem.

As escolas terão que obedecer exigências de higiene e de afastamento social e precisarão cumprir os protocolos da Vigilância Sanitária.

– Esse acordo que fizemos é para retorno voluntário às aulas. Não tem falta para a criança, cujos pais não queiram que ela volte à escola, nem desconto de salário para professores e funcionários que não desejem voltar. Estão fora também os professores e funcionários que sejam idosos e tenham comorbidades – disse Crivella.

A Fiocruz emitiu um documento declarando ser prematura a reabertura das escolas. A fundação afirma ser necessária a construção de diretrizes e protocolos rígidos para monitoramento e controle de casos, atenção redobrada para os alunos especiais e política de abordagem psicossocial e saúde mental.

Diante do exposto e da possibilidade de aumento de casos e óbitos no município do Rio de Janeiro, não se recomenda a abertura das escolas, no atual momento da pandemia pelo SARS-CoV-2, conclui o texto do documento da Fiocruz.

Com informações da Prefeitura do Rio e Escola Nacional de Saúde Pública

Photo by Ivan Aleksic on Unsplash

In this article

Join the Conversation