Tesouro arqueológico é encontrado durante obras de reforma do RioZoo

(Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio de Janeiro)
(Com informações de rio.rj.gov.br)

A maior parte do acervo será destinada ao Museu Nacional, que sofreu um incêndio no ano passado

Um verdadeiro tesouro arqueológico de mais de 30 mil peças foi encontrado durante as obras de modernização do RioZoo, administrado pela Prefeitura do Rio. Os objetos, datados do início do século 19 até os primeiros anos do século 20, contam um pouco da história do país, do Rio de Janeiro e de um pedaço da cidade que abrigou no passado a família real, a Quinta da Boa Vista.

Boa parte dos itens remonta a meados do século 19, quando no local existia uma vila de funcionários do Palácio Imperial. Mas também foram encontrados vestígios de um antigo quartel, construído após a Proclamação da República sobre algumas das antigas casas – com objetivo nada nobre de apagar o passado monárquico do Brasil. Entre os achados estão muitos itens pessoais e do cotidiano, como louças, xícaras, pratos, talheres, ferraduras e até botões e broches de roupa com o brasão imperial, oriundos das roupas de militares.

Uma parte dos objetos se tornará uma mostra permanente dentro do novo zoológico, exibida na antiga sede do RioZoo. A estrutura do quartel será incorporada ao roteiro de visitação do novo zoológico, dentro da Biosfera dos Primatas, Ursos e Animais Aquáticos – interação única entre meio ambiente e cultura.

A maior parte do acervo, no entanto, será destinada ao Museu Nacional, que sofreu um incêndio no ano passado e perdeu milhares de seus objetos expostos. E de certa maneira, muitos itens acabarão retornando para sua antiga casa. Alguns destes itens possivelmente vieram da Europa junto com a Família Real, que chegou ao Rio de Janeiro em 1808.

Os trabalhos de escavação e resgate arqueológicos foram acompanhados por técnicos do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e funcionários da Fundação RioZoo.

In this article

Join the Conversation