Erasmo Carlos

caririeisso

Erasmo Esteves (Rio de Janeiro, 5 de junho de 1941), mais conhecido como Erasmo Carlos, é cantor, compositor, músico multi-instrumentista e escritor.

discogs

Erasmo e seu maior parceiro, Roberto Carlos

Nascido na Tijuca, Erasmo dá seus primeiros passos na música com o grupo The Boys of Rock, formado por Arlênio Lívio após o desentendimento entre Tim Maia e Roberto Carlos ter posto fim à banda The Sputniks (da qual ambos – Roberto e Tim – faziam parte). Amigos em comum d’A Turma da Tijuca, frequentadora do Bar Divino na Rua Haddock Lobo, ajudaram a resolver a situação. Por sugestão de Carlos Imperial o grupo passou a se chamar The Snakes, e acompanhava tanto Roberto Carlos quanto Tim Maia em seus respectivos shows solo.

Roberto Carlos certa vez precisou da letra da canção Hound Dog, de Elvis Presley, tendo a encontrado com Erasmo, grande fã de Elvis. Percebendo diveesas outras afinidades, surgia assim umas das maiores parcerias da nossa música.

Adotou o segundo nome, Carlos, no nome artístico, em homenagem ao amigo Roberto e a Carlos Imperial. Já com seu novo nome, lançou o compacto que seria de grande sucesso com a música O Terror dos Namorados. Antes de seguir carreira solo, Erasmo fez parte da banda Renato e Seus Blue Caps.

Com Roberto Carlos e Wanderléa, participou do programa de enorme sucesso Jovem Guarda, onde recebe o apelido de Tremendão e imita roupas e estilo de seu ídolo Elvis Presley. Seus maiores sucessos nessa fase foram Gatinha Manhosa e Festa de Arromba.

Na década de 1970, Erasmo assina com a Polydor, e assume um estilo mais influenciado pela cultura hippie e pelo soul, bem diferente da Jovem Guarda. Lança canções com abordagens mais existencialistas, como Sou uma Criança, Não Entendo Nada, e de cunho ecológico e social, na impactante Panorama Ecológico.

Participa de alguns filmes, onde se destacam Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa, Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora e Os Machões.

Nos anos 1980 Erasmo lança um projeto pioneiro no Brasil, o Erasmo Convida, onde interpreta 12 canções em dueto com nomes do calibre de Nara Leão, Maria Bethânia, Gal Costa, Wanderléa, A Cor do Som, As Frenéticas, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia, Jorge Ben e Caetano Veloso. A faixa de abertura, e maior sucesso do projeto, não poderia ser com outro parceiro que não o maior, Roberto (Sentado à Beira do Caminho).

Artista já de muito sucesso e prestígio, participa dos projetos Nordeste Já (jogando luz sobre o problema da seca na região) e da versão brasileira de We Are the World, que levantou fundos para a África.

Continua emplacando sucessos e temas de novelas nos anos 1990, porém uma canção não lhe traz (nem para ninguém) boas recordações: Homem de Rua, faixa presente na novela De Corpo e Alma (1992), era tema do personagem Bira de Guilherme de Pádua. Por conta do assassinato da atriz Daniella Perez, Erasmo nunca mais cantou essa música, em respeito à memória dela e por carinho à mãe, a autora Glória Perez.

Nas comemorações dos trinta anos da Jovem Guarda, volta a ter destaque, gravando discos e fazendo shows.

Aumentando o intervalo entre seus discos, mais recentemente, lança em 2008 sua autobiografia Minha Fama de Mau.

Erasmo continua na ativa, tendo lançado este ano seu 29° álbum, Amor é Isso.

Vida longa ao Tremendão!

In this article

Join the Conversation