Eventos especiais celebram o Dia dos Museus

Observação de astros no Museu de Astronomia e Ciências e Afins, em São Cristóvão (Divulgação)

De quarta a domingo (16 a 20/05), programação comemorativa promoverá eventos gratuitos em todo o estado

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove, desta quarta ao domingo próximo, uma série de eventos especiais em diversas instituições espalhadas pelo país. Só no Rio serão 270 espaços que oferecerão programações extensas, em sua maioria gratuita.

A Grande Tijuca não ficou de fora da comemoração, sendo dois os locais participantes:

No Museu de Astronomia e Ciências Afins, em São Cristóvão, serão 19 atividades até domingo, como a observação do sol e das estrelas com telescópios e lunetas. No final de semana, das 9h às 18h, o instituto participará da atração Turismo Cultural, onde todos os museus do bairro terão programações artísticas, e ônibus gratuitos circularão levando o público entre os locais.

“Vamos ter uma caça ao tesouro sobre conhecimentos planetários, oficinas e exibições de filmes. A ideia é trazer os temas da ciência para o dia a dia”, explicou Isabel Gomes, educadora do MAST.

Já o Museu do Samba, na Mangueira, terá como atrações uma atividade mediada na Exposição dos 100 anos do Samba e seminário sobre a escravatura nos enredos das escolas de samba, com participação de pesquisadores e sambistas. Também fará parte do projeto Turismo Cultural, no final de semana, tendo visitas guiadas.

Para a programação completa, acesse o Guia da Programação da Semana de Museus.

Serviço

Comemorações do Dia dos Museus

Dia: De quarta-feira a domingo, 16 a 20 de maio

Museu de Astronomia e Ciências Afins
Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão

Museu do Samba
R. Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira

In this article