Glória Maria

(Paulo Belote/TV Globo)

Glória Maria Matta da Silva é jornalista, repórter e apresentadora de televisão.

Glória entrevista o astro Freddie Mercury, durante sua estadia na cidade para o Rock in Rio 1985(REPRODUÇÃO/INSTAGRAM)

Filha de dona de casa e alfaiate, Glória Maria nasceu em Vila Isabel em 15 de agosto de 1949. Estudou em colégios públicos estaduais, sendo sempre excelente aluna, principalmente em redação, e aprendeu línguas como inglês, francês e latim.

Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), trabalhava como telefonista da Embratel. Em uma ida ao programa do Chacrinha com o bloco carnavalesco Cacique de Ramos (Glória foi princesa da agremiação nos anos 60), conseguiu um estágio na emissora, após comentar om o Velho Guerreiro que precisava fazer um estágio em sua área de formação.

Efetivada no departamento de jornalismo nos anos de 1970, fez sua primeira reportagem em 20 de novembro de 1971 (a queda do Elevado Paulo de Frontin). Glória Maria teve sua primeira aparição em vídeo ao entrevistar os jogadores da seleção brasileira que ia disputar a Copa do Mundo de 1974. No Jornal Nacional, foi a primeira repórter a aparecer ao vivo.

Não demorou muito para tornar-se âncora de jornalísticos, apresentando vários programas como RJTV, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Fantástico, que apresentou de 1998 a 2007. No programa, ficou conhecida pelas matérias especiais e viagens a lugares exóticos (como uma viagem pelo deserto do Saara ou ao percorrer o caminho de Cristo na Palestina), 3 por entrevistar celebridades como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna. Outra passagem marcante da carreira de Glória Maria é a cobertura da Guerra das Malvinas, em 1982.

Após um período sabático, onde adotou suas duas filhas (as meninas soteropolitanas Maria e Laura, que conheceu durante visitas à Organização de Auxílio Fraterno) decidiu, em 2010, que seria repórter especial do programa Globo Repórter, posto que ocupa até hoje.

In this article

Join the Conversation