5ª Edição do Curso de Extensão Meninas com Ciência

Público alvo do curso é de meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (11 a 15 anos)

Este projeto é uma realização das mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional – UFRJ. O curso acontece 2 vezes ao ano, é composto por oficinas, ministradas aos sábados, que abordam temas interessantes da Geologia, Paleontologia e a presença e importância das mulheres nestas áreas. As oficinas são recheadas de atividades lúdicas e educativas sobre reconhecimento de minerais, rochas, meteoritos, fósseis de plantas e animais.

Este é um curso pensado e ministrado por pesquisadoras, técnicas e pós-graduandas do DGP para meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (11 a 15 anos).

Os objetivos são divulgar as pesquisas realizadas no Museu Nacional em Geologia e Paleontologia, incentivar a curiosidade e o pensar científico, além de demonstrar que Ciência no Brasil também é feita por mulheres comuns, que sonham e lutam pela vida que escolheram.

Conteúdo resumido:

As oficinas são essencialmente práticas, aqui as meninas pensam, discutem e botam a mão na massa!

Oficina “Geologia” : rochas e minerais, o que são, de onde vem e para que servem? Placas Tectônicas e muito mais!! Além da agitada vida de uma Geóloga!

Oficina “Exogeologia”: meteoritos – o que eles nos contam? e tudo o que você precisa saber para ser Astrônoma!

Oficina “Paleopalinologia”: o fantástico e desconhecido mundo dos fósseis microscópicos! Quem são, de onde vieram e por que são importantes. Além das Paleopalinólogas danadas que fazem história!

Oficina “Paleobotânica”: Sim! Paleontólogas também estudam fósseis de plantas! Aqui descobrimos como a Terra já mudou e como as plantas foram/são importantes para a vida no planeta! E, claro, as Paleobotânicas pioneiras!

Oficina “Paleovertebrados”: o mundo dos dinossauros, mamíferos e muitos outros animais extintos! Descobrindo como as Paleontólogas trabalham e fazem história!

Oficina “Dança e Cons(ciência)” (nova!): sim! DANÇA! Aqui no DGP também se estuda a ciência da Dança! Um momento para aprender e relaxar!

(Foto: Redes Sociais Meninas com Ciência – DGP/ MN UFRJ)

Serviço

5ª Edição do Curso de Extensão Meninas com Ciência

Inscrições de 8 a 25 de março: Clique aqui
Público alvo: meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (11 a 15 anos).
Não aceitamos inscrições de meninas que já participaram de edições anteriores.
Horto Botânico do Museu Nacional – Quinta da Boa Vista
Coordenação: Luciana Carvalho e Luciana Witovisk
Para todas as informações, acesse a página do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional – UFRJ.

In this article