Rua Zamenhof

maps.google.com

Ludwik Lejzer Zamenhof foi um oftalmologista polonês-judeu, nascido em Białystok em 15 de dezembro de 1859, vindo a falecer em Varsóvia, a 14 de abril de 1917.

UEA – Universala Esperanto-Asocio

Zamenhof foi o criador do esperanto, a língua artificial mais falada e bem sucedida no mundo. Na região onde viveu e passou sua juventude, falavam-se diversos idiomas diferentes, gerando muitas dificuldades de compreensão entre as culturas do local. Motivado a buscar uma solução para o problema, Zamenhof iniciou o desenvolvimento do esperanto, ainda no ginásio, entre seus 17 e 18 anos, em um processo longo e trabalhoso.

Lançou uma versão preliminar em 1878, sendo destruída pelo seu pai, quando Zamenhof foi estudar em Moscou. Outras tentativas, entra 1881 e 85 surgiram, porém nunca finalizadas nem publicadas.

Somente em 1887, com o apoio financeiro de sua esposa Klara, finalizou um manual chamado Internacia Lingvo (“Língua Internacional”, em esperanto), sob o pseudônimo de Doutor Esperanto (palavra que acabou por se converter no nome de sua criação). Zamenhof se utilizava deste artifício pois temia retaliações do governo russo contra seu projeto.

Faleceu em Varsóvia em 1917, e posteriormente seus três filhos foram assassinados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, pois formavam uma família judia.

In this article

Join the Conversation