Rua Araripe Júnior

Blog Bond Buteco

Tristão de Alencar Araripe Júnior nasceu em Fortaleza-CE, a 27 de junho de 1848. Foi advogado, crítico literário e escritor.

Arquivo ABL

Nascido em uma importante família do Ceará, Araripe Júnior foi primo legítimo do escritor José de Alencar.

Morou em diversas cidades, por conta dos cargos exercidos pelo pai durante o Império, e fixou residência finalmente em Recife-PE, onde cursou direito na Faculdade de Direito do Recife. Foi neste período que nasceu sua amizade com os poetas Tobias Barreto e Luís Guimarães Júnior. Formou-se em 1869.

Assumiu em seguida o cargo de secretário do governo de Santa Catarina, onde atuou por três anos. Mudou-se para o Ceará, onde foi juiz em Maranguape de 1872 a 1875. No mesmo estado, foi deputado provincial por dois mandatos.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1880 e trabalhou como advogado por seis anos. Neste período teve destacada atuação em favor da campanha abolicionista, ao lado de José do Patrocínio.

Araripe Júnior foi nomeado oficial de secretaria do Ministério dos Negócios do Império. Quando a República foi proclamada e o ministério extinto, assumiu o da Justiça e Negócios Interiores. Foi diretor geral da Instrução Pública em 1895. Em 1903, foi promovido ao cargo de Consultor Geral da República, cargo este exercido até o fim da vida.

Em suas obras literárias, passeou pelos estilos nacionalista (aqui muito pela influência de José de Alencar) e romancista, além de um grande trabalho em formato de contos. Sua importância literária vai além disso, sendo muito reconhecido por seu estilo crítico. Araripe é considerado um dos maiores críticos literários da época positivista e naturalista.

Membro-fundador da Academia Brasileira de Letras, Araripe Júnior fundou a cadeira 16, que tem como patrono Gregório de Matos. Fundou, também, o Instituto do Ceará (instituição científica voltada a estudos nas áreas de história, geografia e antropologia).

Faleceu no Rio de Janeiro-RJ em 29 de outubro de 1911.

In this article

Join the Conversation