Rua Amoroso da Costa

maps.google.com

Manuel Amoroso Costa (Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 1885 – 3 de dezembro de 1928) foi um matemático brasileiro.

GEOPABLO

Internacionalmente conhecido e diferenciado de seus contemporâneos por sua postura pioneira em diversos momentos, Amoroso da Costa foi um dos pioneiros em pesquisas matemáticas no país.

Foi professor da cadeira de eletrotécnica e aplicações industriais da Escola Politécnica e diretor do Observatório do Valongo entre 1911 e 1928.

Brilhante aluno, Amoroso Costa realizou seus estudos secundários na cidade do Rio de Janeiro e em Paris. Cursou Humanidades no Instituto Henrique Köpke, onde demonstrou interesse pela engenharia. Estudou engenharia civil (1900-1905) na Escola Politécnica do Rio de Janeiro e foi agraciado com a medalha de ouro Morsing (1907), como o melhor aluno da Escola Politécnica durante seu curso. Além do curso de engenharia civil, concluiu (1906) o bacharelado em Ciências Físicas e Matemáticas. Ministrou, em 1928, o curso Les Géométries non archimédiennes da Sorbonne, a convite do Instituto de Alta Cultura.

Além de ter sido matemático, Amoroso Costa escreveu um importante livro chamado “Introdução à Teoria da Relatividade“, em 1922, e reeditado pela Editora UFRJ em 1995.

Com diversos outros cientistas brasileiros, fundou a Sociedade Brasileira de Ciências, a SBC, em 1916 (hoje Academia Brasileira de Ciências).

Faleceu trágica e precocemente em 03 de dezembro de 1929, vítima de um desastre aéreo na Baía da Guanabara conhecido como A Queda do Hidroavião Santos Dumont, (voo em homenagem a Santos Dumont, que regressava ao Brasil naquele momento).

In this article

Join the Conversation