Grupo Calvano e os Tatuís cria música dedicada a Tijuca

Formada no fim de 2017, a banda composta por Gabriel Calvano (voz e violão), Matheus Schmidt (baixo), Tiago Nascimento (trompete) e Estevão Siffert (percussão) surgiu entre salas e terraços da Tijuca, tradicional bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, e desde então vem ganhando espaço na cena cultural. O nome surgiu pela forte relação dos membros com o cenário praiano da cidade – os tatuís são animais nativos do litoral brasileiro e eram muito comuns nas praias cariocas.

A banda começou fazendo apresentações em bares, tendo como casa e principal incentivador o descolado Urbanito Bar. Com a química adquirida ao longo do tempo, o grupo montou o show “Baile dos Tatuís”, reunindo grandes clássicos da música brasileira como Gilberto Gil, Alceu Valença, Djavan, João Donato e Milton Nascimento em um repertório em que ficar parado era tarefa árdua. Com esse show, o grupo percorreu da Zona Sul à Zona Norte, do Centro da cidade à Zona Oeste, destacando-se a temporada no tradicional Bar Carioca da Gema, na Lapa, os shows mensais no Rivalzinho, no Centro, além de diversas apresentações nos alternativos Fuska Bar e Colab, em Botafogo.

Em Julho/2019, a banda lançou seu primeiro trabalho de estúdio, intitulado Emerita Brasiliensis. O EP foi gravado de forma independente e contém 4 músicas autorais e inéditas, com direção musical e arranjos feitos pelos próprios membros. Em Outubro/2019, a banda lançou o clipe da faixa “Vamos para Paraty”, que entrou na programação dos canais de TV por assinatura Music Box Brazil e Play TV.

No primeiro semestre de 2020, a banda lançou seu segundo trabalho de estúdio, o EP “Tijuca”, com show de lançamento no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola. Indo do samba ao baião, o grupo explora a bagagem acumulada em dois anos de estrada com arranjos mais elaborados, mostrando amadurecimento musical e versatilidade de estilos dentro da proposta de valorização da música brasileira. O produtor musical Clower Curtis, que já realizou trabalhos para músicos como Elza Soares e Naná Vasconcellos, assina a produção e arranjos das faixas.

In this article

Join the Conversation