Hospital São Vicente de Paulo é o único carioca entre as 50 melhores instituições de saúde da América Latina

O Hospital São Vicente de Paulo figura, mais uma vez, na seleta lista de hospitais e clínicas elaborada pela consultoria América Economía Intelligence, que avalia anualmente mais de 200 instituições de saúde de alta complexidade de toda a América Latina. O ranking 2019 traz 58 instituições classificadas, dentre elas, 16 brasileiras. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), na Tijuca, é o único do estado do Rio de Janeiro entre as 50 melhores instituições, ocupando a 22ª posição.

O ranking da América Economía Intelligence avalia itens como segurança e dignidade do paciente, capital humano, eficiência, promoção do conhecimento e experiência do paciente. O HSVP teve destaque nos quesitos “Eficiência”, que verifica a sustentabilidade dos resultados da gestão da qualidade e financeira e a taxa de ocupação de leitos de internação e do centro cirúrgico, “Capital Humano”, que considera a gestão e a qualidade das equipes médicas e de enfermagem e “Segurança do Paciente”, quesito no qual são avaliados indicadores de processos e resultados que permite minimizar riscos hospitalares e favorecer a transparência.

O levantamento aponta que nos últimos três anos há uma tendência de crescimento no cuidado centrado no paciente, representada no ranking pelo quesito “Dignidade e Experiência do paciente”. Foi observado também o investimento em tecnologia e canais de aproximação com o paciente, como a digitalização de processos, com a utilização de novos softwares para avaliar a satisfação dos pacientes, o uso de redes sociais e site na internet, a criação de novos aplicativos para consulta de exames realizados e para contato com a equipe assistencial.

Fazem parte do ranking, hospitais e clínicas indicadas como referência pelo Ministério da Saúde ou outra autoridade da área da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai. Representantes das instituições encaminham, então, à consultoria questionários com informações relacionadas à qualidade hospitalar e documentos que comprovem tais dados. Aquelas que atingem índices superiores a 50 pontos no indicador final são classificadas.

Desde 2010, o Hospital São Vicente de Paulo figura no ranking da América Economía Intelligence entre as melhores da América Latina. Em 2019, além do HSVP, outras 10 instituições brasileiras também estão entre os 50 melhores hospitais: Hospital Israelita Albert Einstein (1º), Hospital Samaritano Higienópolis (7º), Hospital Moinhos de Vento (11º), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (14º), Hospital Infantil Sabará (21º), Hospital Santa Paula (23º), Hospital Municipal Moysés Deutsch – M’ Boi Mirim (27º), Hospital Edmundo Vasconcelos (30º), Hospital 9 de Julho (37º), Hospital Samaritano Paulista (44º), Hospital Marcelino Champagnat (46º), Hospital Brasília (47º).

In this article