Dia Mundial do Café na Tijuca

Foto: amenteemaravilhosa.com.br

Em 14 de abril é celebrado o Dia Mundial do Café.

Aqui no Brasil não faltam motivos para comemorarmos a data, afinal somos o maior produtor e exportador do grão no mundo, e, segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), 90% da população brasileira acima dos 15 anos consome café.

E como falar de café e Tijuca e não citar o nosso queridíssimo Palheta? Francisco de Mello Palheta, sargento-mor, em Belém-PA, foi enviado à Guiana Francesa pelo Governador do Estado do Pará, em 1727, a fim de obter alguns grãos de café, já que o governo francês proibia a saída de mudas ou sementes do cafeeiro da região.

Para a nossa sorte, deu tudo certo! Francisco Palheta ganhou a confiança e a amizade dos governantes franceses e conseguiu trazer algumas mudas de café. Iniciou-se assim a plantação do café no Brasil.

O Palheta Café tornou-se um dos grandes símbolos do bairro. O seu café, seus bolos e broas são praticamente de consumo obrigatório para qualquer tijucano que se preze, não é mesmo?

Recentemente novas e aconchegantes cafeterias surgiram na região, e o Sou Tijuca recomenda que todos celebremos o dia com um belo café em alguma delas:

In this article

Join the Conversation