Thiago Lacerda

Globo/João Miguel Junior

Thiago Ribeiro Lacerda é um ator e dublador brasileiro nascido em 19 de janeiro de 1978.

Thiago Lacerda em Terra Nostra. Globo

Thiago Lacerda nasceu na Tijuca, onde praticou natação no America Football Club dos três aos dezoito anos, tendo conquistado aproximadamente 150 medalhas em diversos campeonatos. Também no bairro, foi aluno do Colégio Palas.

Cursava Administração de empresas na UERJ, e, para vencer a timidez e conseguir um emprego como gerente bancário, matriculou-se em um curso de interpretação. Nem passava por sua cabeça ser ator quando, para sua surpresa, foi chamado para fazer um teste na Globo. Em 1997, estreava na emissora como o professor de natação Lula, do seriado Malhação. Começava, ali, a trajetória de um promissor galã da TV.

Seu primeiro grande papel surgiu na minissérie Hilda Furacão, em 1998, tendo-lhe valido um contrato de dois anos com a Rede Globo e o prêmio de Ator Revelação nesse mesmo ano.

Em 1999 conseguiu o papel de protagonista em Terra Nostra, onde interpretava um imigrante italiano em busca de uma vida melhor no Brasil. Para isso, teve de aprender o sotaque e foi para São Paulo para conhecer melhor a cultura dos imigrantes italianos. Aprendeu a tocar gaita e a dançar tarantella, esteve em festas típicas e conheceu bairros italianos da cidade, como a Mooca e o Bixiga.

Teve imenso destaques em diversos trabalhos, como na minissérie Aquarela do Brasil (2000) e A Casa das Sete Mulheres (2003), e nas novelas Aquarela do Brasil (2000), América (2005), Páginas da Vida (2006) e Viver a Vida (2009), dentre outras.

No cinema, atuou em vários filmes, entre os quais A Paixão de Jacobina (2002), sua estreia na tela grande; Irmãos de Fé (2004), de Moacyr Góes; Segurança Nacional (2010), de Marcos Rocha; e O Tempo e o Vento, livre adaptação da obra O Continente, de Erico Verissimo, na qual interpretou o Capitão Rodrigo.

No teatro, destacam-se suas atuações nas peças O Evangelho Segundo Jesus Cristo (2003), com direção de José Possi Neto; A Paixão de Cristo (2004), em Nova Jerusalém, fazendo o papel de Jesus; e Calígula (2008), de Gabriel Vilela.

*com informações do arquivo Memória Globo
In this article

Join the Conversation