Espetáculo “Lótus” chega à Tijuca na Semana da Consciência Negra

Divulgação

 

Espetáculo “Lótus” chega à Tijuca na Semana da Consciência Negra e traz reflexão sobre o tema

 

Na Semana da Consciência Negra o Espetáculo “Lótus”, protagonizado pela atriz e Mestra em Artes Cênicas/UNIRIO, Danielle Anatólio, estreia no Teatro Ziembinski e apresenta o universo de mulheres que trazem em suas afetividades histórias invisibilizadas pelo imaginário social. As exibições serão na próxima quinta (16) e sexta (17), às 20h e no domingo (18), às 19h.

Com a linguagem poética feminina como ponto de partida, “Lótus” aborda a hiper sexualização do corpo negro feminino, beleza, superação, amor e vida, dentro de um contexto de solidão em que está inserida a mulher negra contemporânea. Além disso, mostra os caminhos que essas mulheres encontram para resistir e reexistir.

Dados apontam que mulheres negras são as que menos casam. Segundo levantamento do Censo de 2010, 52,52%, mais da metade das mulheres negras não vivem em união, independentemente do estado civil. Esse dado é composto por diversos contextos históricos e afetivos que o espetáculo se propõe a fazer o público refletir.

A peça, que já circulou em Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, se baseia no contexto de mulheres de diferentes faixas etárias e traz poesias das Escritoras Cristiane Sobral, Mel Adùn e Lívia Natália, além da musicalidade afromineira com a percussionista Dai Ramos. “Lotus” é acima de tudo um espetáculo sobre a sensibilidade das mulheres negras.

Serviço

Espetáculo LÓTUS

Datas: 16 e 17 de Novembro às 20h, 18 de Novembro às 19h.
Valor: R$ 20 inteira e R$10,00 meia
Classificação: 16 anos
O Teatro Municipal Ziembinski fica localizado na Rua Urbano Duarte, 30 – Tijuca.

FICHA TÉCNICA:

CONCEPÇÃO, DRAMATURGIA e ATUAÇÃO: Danielle Anatólio
POESIAS: Cristiane Sobral, Lívia Natália, Mel Adùn
PRODUÇÃO: Coletivo Taculas
PERCUSSÃO: Dai Ramos
DIREÇÃO DE MOVIMENTO: Valéria Monã
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Laís Monteiro
FIGURINO: Renato Carneiro
ILUMINAÇÃO: Jaqueline Calazans
DESIGN GRÁFICO: Amanda Nascimento
FOTOGRAFIA: George Magaraia
EDIÇÃO DE VÍDEO: Naira Évine

In this article