Projeto estimula troca de pertences usados na Tijuca

Os alunos do Pensi Tijuca II, na rua Barão de Mesquita, desenvolveram o projeto Boomerang, que estimula a troca de pertences usados e em bom estado durante todo o ciclo de vida destes objetos. A ideia é que sejam deixados nas estantes confeccionadas pelos próprios estudantes, do lado de fora da unidade, e que estejam disponíveis a qualquer pessoa que por passe pelo local.

A estante solidária aceita qualquer tipo de objeto e qualquer pessoa pode deixar ou levar algum pertence. O nascimento do projeto se deu quando seis alunos da 2° série perceberam a presença de muitas pessoas com poucos recursos, no bairro. Os estudantes trouxeram soluções possíveis para gerar oportunidade e inclusão à comunidade vizinha.

A iniciativa faz parte das ações solidárias promovidas pela rede de ensino em suas unidades, por meio da disciplina LIV (Laboratório Inteligência de Vida), que trabalha as habilidades socioemocionais dos estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e do Projeto Pensi Solidário, que desenvolve cidadania e solidariedade por meio de diferentes práticas pedagógicas.

O objetivo é fazer com que os estudantes pensem em projetos com foco na solidariedade e na sustentabilidade e transformem ideias em ações.

A estante solidária fica na Rua Barão de Mesquita, 164 – Tijuca

In this article

Join the Conversation