Parque Nacional da Tijuca recebe nova sinalização

Divulgação

Parque terá mais de 300 placas bilíngues seguindo o Manual de Sinalização do ICMBio

Unidade de Conservação com maior número de visitantes no país (foram 3,3 milhões em 2017), o Parque Nacional da Tijuca vai ter toda a sua sinalização modernizada este ano. O layout segue o Manual de Sinalização do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), moderno e valorizando as informações visuais. Mais de 80 placas já foram instaladas nos setores Floresta da Tijuca e Serra da Carioca, de um total de 350. São mapas com informações sobre as trilhas e atrativos, orientações sobre normas de uso e conduta consciente e placas indicativas em toda a área do Parque.

A nova sinalização está sendo custeada com recursos destinados pela Câmara de Compensação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro. Todas as placas agora são bilíngues, atendendo o grande número de turistas estrangeiros que visitam o Parque, considerado patrimônio mundial pela UNESCO na categoria Paisagem Cultural.

A sinalização que está sendo substituída foi instalada em 1992 e estava bastante deteriorada e desatualizada. Além da sinalização convencional nas vias de acesso, estruturas e atrativos, o Parque Nacional da Tijuca conta com sinalização rústica nas trilhas. A equipe de monitoria ambiental do Parque, responsável pela sinalização das trilhas, fez a troca, no ano passado, de 140 placas deterioradas. As placas rústicas são produzidas na própria oficina do Parque utilizando também madeira de árvores que caíram naturalmente na área do Parque.

In this article

Join the Conversation