Ações de manejo no Parque Nacional da Tijuca revitalizam trilhas

(Divulgação/Parque Nacional da Tijuca)

Também foram sinalizados e abertos novos pontos para banho de cachoeiras

Desde meados de 2017 a administração do Parque Nacional da Tijuca vem realizando ações de manejo em suas trilhas mais frequentadas, buscando tornar o ponto turístico um local mais agradável e seguro para os visitantes.

Uma das ações mais significativas foi a intervenção na trilha que leva ao Pico da Tijuca, onde atalhos para a Serra dos Pretos-Forros foram fechados, pois não é permitida a entrada. Foram também, segundo a administração do Parque, instalados drenos para coleta de água e retirados obstáculos do caminho. Ainda segundo a administração, após as ações, a caminhada será mais suave (o trajeto de 1h30 de duração poderá ser feito em 50min).

Outra trilha muito frequentada também é alvo destas mesmas intervenções, a trilha do Pico do Bico do Papagaio. Na parte alta da trilha foi construída uma escada para facilitar o acesso ao topo. Ocorre, ainda, o plantio de vegetação nativa no Morro do Taunay.

Dentre as novas opções de cachoeira, a direção do Parque liberou para banho a Cascata Gabriela (que precisou ser desassoreada), a Cascata Baronesa e o Poço da Cascatinha.

Segundo a administração do parque, todos as melhorias somente foram possíveis por conta do apoio de diversos voluntários, visto que o PNT conta com apenas cerca de 30 monitores.

Para horários, acessos e demais informações, acesse o site oficial do Parque Nacional da Tijuca.

In this article

Join the Conversation